Criar uma comunidade em volta da sua marca ajuda a vender mais!

É claro que você não quer apenas se tornar referência no seu segmento, você quer também vender mais, certo?

Ora, se um programa sobre determinado tópico atrai pessoas interessadas pelo assunto, essa é uma ótima oportunidade de oferecer o seu produto ou serviço a eles.

Em um estudo de 2019, 69% dos pesquisados declararam ter descoberto um produto ou serviço novo através de anúncios em podcasts (o mesmo estudo demonstra que podcasts de negócios estão entre os cinco gêneros de podcast mais populares, juntamente com comédia, notícias, saúde e cultura).

Segundo a última PodPesquisa, principal pesquisa sobre podcasts no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Podcasts em parceria com a Rádio CBN, mais de 60% dos ouvintes declararam já ter comprado ao menos uma vez um produto ou serviço anunciado em um podcast. Na mesma pesquisa, 61,4% das pessoas disseram dar mais atenção a anúncios em podcasts quando o produto anunciado tem relação com o tema do episódio. Mais de 50% afirmaram também dar atenção quando se trata de um produto de qualidade, e 43% disseram que um motivo de valorizar o anúncio é o desconto oferecido aos ouvintes (as respostas para esta pergunta eram múltiplas, por isso os números somam mais de 100%). Estes dados já mostram muito do comportamento, e provam que quem ouve podcast tende a comprar o que é anunciado em maior proporção do que a maioria das mídias.

Cuidado: o grande segredo para criar uma comunidade é falar sobre assuntos que as pessoas amam e não apenas sobre o seu produto. Por mais complexo que o seu produto seja, por mais que ele possa gerar assunto para temporadas e mais temporadas de podcast, evite falar só sobre você.

Aliás, a melhor coisa a se fazer é não focar em você nem no seu produto, e sim tentar abordar os temas que circundam a sua marca. Se a sua empresa é uma loja de roupas você pode falar sobre moda, comportamento, tendências, novidades. Se a sua empresa é um banco, você pode falar sobre investimentos, boas práticas, trazer especialistas, estudos, etc. Simples assim.

Seja interessante e seu público crescerá ao redor do tema escolhido – fazendo a sua marca ganhar muito com isso.

Sua marca precisa de uma cara e porque não de uma voz.

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